Cap Tulo 3 Princ Pios Fundamentais Da Contabilidade
Princípios Fundamentais de Contabilidade significam, então, as regras em que se assenta toda a estrutura teórica para a escrituração e análise contábil.
3.1 – Princípios Fundamentais da Contabilidade
Objetivo da contabilidade: informar o usuário.
Objeto da contabilidade: é o patrimônio das entidades.
Princípios: são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos.
3.2 – Entidade
A contabilidade é planejada, mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas às entidades, de qualquer natureza e fim, que tenham exercido atividade econômica.
É nas entidades, através dos agentes econômicos, que as operações e eventos ocorrem, inclusive levando-se em conta os relacionamentos entre entidades.
É da natureza dos negócios e das operações que os sócios, proprietários ou quotistas sejam também entidades distintas. O patrimônio de uma entidade não se confunde com o de outra, os patrimônios dos sócios não se confundem com o da empresa.
3.3 – Continuidade
Continuidade para contabilidade, é a premissa de que uma entidade, ao que tudo indica, irá operar por um período de tempo relativamente longo no futuro e esta premissa somente é abandonada quando um histórico de prejuízos persistentes e a perda de substância econômica e de competitividade de mercado e mesmo o fim jurídico da sociedade justifiquem o fato de a contabilidade sinalizarem para que aquela entidade esteja prestes a uma descontinuidade.
O sentido da continuidade é considerar o empreendimento como em andamento até forte evidência ao contrário.
3.4 – Custo Original como Base de Valor
O valor de entrada (custo) que deve prevalecer, como base de registro para a contabilidade, na continuidade de suas operações, ou seja as aquisições de ativos deverão ser contabilizadas pelo seu valor histórico.
3.5 – Denominador Comum Monetário
Este princípio expressa a dimensão essencialmente financeira da contabilidade, na tarefa