Primordia da administração
Administração é a ação de administrar. Administrar é o processo de tomar e realizar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos planejados. A principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações.
A TGA é uma área recente no conhecimento humano, para que surgisse foi necessário séculos de preparação e vários antecedentes históricos para que assim se permitisse viabilizar o aparecimento da teoria da administração.
Com o cenário complicado das organizações na época, houve uma necessidade de tomadas de decisões que buscariam mudar este cenário, daí surge os pensamentos de Taylor e Fayol que mudariam definitivamente a história da administração e são objetos de estudo até os dias de hoje.
A abordagem Humanística se preocupou com o trabalhador enquanto ser social. Essa orientação se deve à Teoria das Relações Humanas. Tal teoria nasce do desenvolvimento das ciências sociais, especialmente da psicologia e da sociologia.
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.
O enfoque da Teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, trazendo numa ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
DESENVOLVIMENTO
1.1 Os primórdios e antecedentes históricos da Administração.
Em um tempo remoto, já se era possível perceber noções de administração, com exemplo as construções das pirâmides do Egito e a Muralha da China, a filosofia também teve grande participação com Sócrates, Platão e Aristóteles que já pensavam em formas de organização social. Outras influencias tiveram grande participação para o surgimento das Teorias da administração como:
A organização eclesiástica da igreja católica influenciou no pensamento administrativo.
A organização militar influenciou a administração, contribuiu com os