Trabalho Individual
NAS EMPRESAS MODERNAS
Emerson José dos Santos emerso.n@bol.com.br Curso:Projeto Integrador
Professor: Camelo William Lopes
1- Conceito
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações sãodirigidas,monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entreproprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle.
As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização.
Governança corporativa é um dos temas mais tratados hoje em dia, tanto no mecardo financeiro como nos meios acadêmicos,trata do gerenciamento adequado dos recursos e decisões das organizações, visando minimizar os conflitos entre a gestão e a propriedade,profissionalizar o processo de administração da empresa para separar o patrimônio do negócio, dando foco ao seu gerenciamento, estabelecer um processo sucessório mais claro e facilitar eventuais incorporações, alianças estratégicas e parcerias.
A Governança corporativa pode ser definida como o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições que afetam o modo como uma empresa é administrada. O processo de governança está alicerçado em quatro pilares:
Transparência:Não só pela obrigação de informar, tem a preocupação de apresentar para todas as partes interessadas todas as informaçoes primordias e nao só aquelas que são impostas por disposições de leis ou regulamentos.Isto ocorrendo de forma correta gera assim um clima de confiança interna, como na relação da empresa com terceiros.
Equidade: Tratando todos os sócios de forma justa e das demais partes interessadas,não aceitando de forma nenhuma atitudes ou política discriminatória.
Prestações de contas: Os agentes de governanças devem prestar conta de sua atuação e assumir integralmente as consequências de seus atos e omissões.
Responsabilidade corporativa: Os agentes de