primeiras noções sobre desenho
Olá, pessoal
Hoje começarei uma série nova de posts, que não serão necessariamente em sequência, onde comentarei e mostrarei livros importantes para a formação do ilustrador.
Como sabemos, tornar-se um ilustrador é uma tarefa complexa e que depende de muitos fatores, entre eles uma sólida formação teórica e intelectual. Mais uma vez, bato na tecla que a técnica é apenas parte do problema, que sem a referência teórica necessária, a formação fica falha e com buracos.
Ao longo do tempo vou listar livros para que o amigo ilustrador forme sua biblioteca. Ah, aceitamos sugestões também. Vamos lá!
Bom, para começar, vamos ver alguns livros e autores interessantes sobre desenho básico. Quando falamos em desenho básico, nos referimos às primeiras noções sobre desenho: desenho de observação, construção, perspectiva, luz e sombra.
Sempre digo em minhas aulas que desenhar é uma forma de expressão natural e primordial no homem. Nascemos sabendo desenhar, porém desaprendemos por culpa da forma como somos educados e preparados para nossa sociedade, dominada pelas letras e pela escrita.
Desenhar é perceber e representar, ou seja, é percepção ! Essa percepção é traduzida na forma de grafismos que visam traduzir nossas impressões do mundo ao redor, de forma intuitiva e direta (sem influência do raciocínio).
Dentro desta ideia, indico o livro Desenhando Com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards, onde a autora, que além de artista e professora é pedagoga, aborda a questão do aprendizado de desenho utilizando o lado perceptivo do cérebro em detrimento do lado racional. Com isso, aumentamos nossa capacidade de perceber formas, volumes e texturas, abandonando paradigmas e bloqueios impostos ao longo da nossa criação. Os resultados são surpreendentes e o livro vale a leitura, sendo item obrigatório na sua biblioteca!
Entrando na técnica de desenho, temos Andrew Loomis, um dos autores mais conhecidos de livros sobre técnicas. Entre as décadas de 1940 e 1950