Biodiversidade florestal-plano de aula
Introdução
Esta sequência didática é a primeira parte de uma série de 21 propostas para trabalhar o tema da biodiversidade com as turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo é produzido em parceria com o Planeta Sustentável. Confira ao lado as aulas que já estão disponíveis.
Objetivos
Perceber que a floresta não é apenas um conjunto de árvores e descobrir diferentes perspectivas em sua organização estrutural.
Introduzir noção de biodiversidade para aproximar-se da compreensão da importância florestas tropicais brasileiras.
Identificar a presença da vegetação e flora nativa no lugar de vivencia.
Aproximar-se do ambiente cotidiano dos alunos por meio de um roteiro de trabalho de campo.
Conteúdos
Noções sobre organização estrutural das florestas
Noções de biodiversidade
Elaboração de desenhos de observação
Características fenológicas das Florestas tropicais
Anos
4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
Tempo estimado
5 a 6 aulas Material necessário
Papel para desenho, lápis preto e colorido, prancheta para desenho, cola, canetas hidrográficas, cartolina, mapa do Brasil, Atlas de Geografia, máquina fotográfica para a visita de campo (opcional)
Introdução
A floresta está muito mais próxima das pessoas do que imaginamos. Utilizamos madeiras, frutos, resinas, sementes e usufruímos do conforto térmico, das chuvas e das águas que elas ajudam a formar e reservar. Calcula-se que aproximadamente 60% das espécies conhecidas vivam em florestas tropicais. Mas parte dos alunos tem uma ideia simplificada desse ecossistema terrestre. Muitos imaginam o ambiente apenas como um conjunto de árvores. De fato, a árvore é uma das principais formas de vida da floresta e a formação do dossel (união das copas que forma uma espécie de telhado das florestas) é um dos principais fatores da grande riqueza de vida que esses lugares abrigam. Nesta sequência didática, vamos introduzir as primeiras