Asasdadadadasd
808 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOCampus Universitário de Sinop
ECOLOGIA GERAL
Biologia da conservação
Profº D.Sc. Evaldo Martins Pires
SINOP, MT 2011
Aula de hoje:
Introdução ao estudo de biologia da conservação
Aula 09
Coneitos básicos
Mentalidades conservacionistas
TEXTO PARA REFLEXÃO
“Vivemos em um mundo onde a diversidade ecológica encontra-se em redução. Extraímos energia, materiais e organismos da natureza e modificamos as paisagens em proporções que
Biologia da Conservação
não se sustentam. Essas atividades têm resultado em taxas crescentes de extinção, degradação e perda de sistemas naturais nos quais nossas culturas estão inseridas”.
Desta forma, a preservação da vida na Terra está condicionada a mudanças de atitudes humanas, e isto vem sendo estudando e debatido por autoridades, leigos, favorecidos e desfavorecidos sobre o aspecto da Biologia da Conservação.
Exemplo: Discussões que poderão mudar o rumo da vida em nosso planeta. a) Redução na emissão de CO2. b) Redução do desmatamento ilegal c) Desenvolvimento de políticas sustentáveis d) Novo código florestal brasileiro e) Criação da consciência ambiental (educação)
O que há de comum nestes cenários????
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO Biologia da conservação deve ser entendida como uma ciência de caráter multidisciplinar que visa estudar e conhecer a dinâmica dos acontecimentos no planeta, e formas de se intervir a favor da manutenção da vida.
Biologia da Conservação
As primeiras manifestações de impacto mundial para se discustir questões sobre a biologia da conservação foi iniciada na década 80.
O que levou ao início dessas discussões foram uma série de acontecimentos acumulados e levantados em pauta mediante a crise mundial que abordava a necessidade de preservação. Ex: DDT
Um dois principais fatores que iniciaram esse pensamento foi o crescimento populacional humano e a necessidade de progresso.
Estudos sobre diversidade biológica vieram