Arquitetura
Específicas
Arquitetura e
Urbanismo
ARQUITETURA E URBANISMO
1. INTRODUÇÃO
Avaliar a capacidade do candidato de compreender o espaço e de se expressar com o uso de linguagem gráficoespacial (não verbal) tem sido preocupação recorrente nas provas de aptidão em Arquitetura.
Como qualquer idioma, a linguagem gráfico-espacial exige treino de leitura e de expressão, e os interessados em cursar Arquitetura e Urbanismo devem desenvolver desde cedo um olhar atento para o espaço ao seu redor, em especial para a arquitetura e para a cidade, procurando também representá-lo através de desenhos e de composições tridimensionais.
2. PROGRAMA
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp prepara o profissional arquiteto para compreender e projetar soluções viáveis e criativas para as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades no que se refere à concepção e organização do espaço, à construção de edifícios, à cidade, à conservação e valorização do ambiente construído e ao conforto ambiental e à utilização racional dos recursos disponíveis, sintetizando um perfil intelectual necessariamente pluralista.
Considerando que o trabalho do arquiteto é, de fato, a articulação de inúmeras variáveis que se materializam e se configuram a partir do domínio espacial, é imprescindível para quem pretende cursar Arquitetura e Urbanismo demonstrar habilidade mínima na manipulação de elementos planos e volumétricos, com sensibilidade e inventividade, mostrando interesse pelos estudos teóricos e práticos a serem desenvolvidos no curso. Além de possuir essa habilidade, é indispensável que o candidato demonstre, desde cedo, interesse pela paisagem, em especial a urbana. Esse interesse pode ser medido pela sua capacidade de apreender e representar a paisagem e seus elementos – construções, lugares, objetos, pessoas e seres vivos -, e retê-los na memória. Em suma, a prova de Habilidades Específicas para Arquitetura e Urbanismo avalia habilidades e