A arte de Steve Jobs: princípios revolucionários sobre inovação para o sucesso em qualquer atividade.
DEPARTAMENTO DE SECRETARIADO EXECUTIVO
RESUMO
A arte de Steve Jobs: princípios revolucionários sobre inovação para o sucesso em qualquer atividade.
Disciplina: Direção Estratégica de Empresas
Professor: Augusto César Vieira
Princípio: 3 / Capítulos: 6 e 7
São Cristóvão
Dezembro de 2013
Livro: Inovação: a arte de Steve Jobs
Autor: GALLO, Carmine
Editora: Lua de Papel
Ano: 2010
Princípio: Ponha seu cérebro para funcionar
No livro Inovação: a arte de Steve Jobs, Gallo apresenta um interessante estudo acerca da Apple e seu fundador. Para o autor, os princípios extraídos do sucesso de Jobs podem ser aplicados em qualquer atividade, neste resumo nos prenderemos ao princípio 3: ponha seu cérebro para funcionar.
Ressaltando a grande capacidade criativa de Jobs o princípio trata da capacidade que as pessoas possuem de adaptar as coisas do mundo às suas necessidades. Atentando para o caso Jobs em especial, o Gallo detalha a extraordinária habilidade de inventar ou reinventar coisas, produzindo inovações tecnológicas fantásticas nos produtos da Apple.
Baseando-se em respeitados estudos científicos o princípio defende a teoria que diz que as pessoas inovadoras possuem grande capacidade cerebral para associar coisas que aparentemente não estabelecem conexões entre si. É defendida a idéia de que enxergar é diferente de perceber, atribuindo ao poder de percepção apurada e associação de coisas e fatos o mérito pela idéia inovadora.
O estudo científico acerca da inovação e da criatividade levou cientistas a analisarem o comportamento cerebral de pessoas com essas características, o estudo concluiu que a alimentação do músculo cerebral com novas experiências e novos contatos provoca no cérebro o desenvolvimento de idéias criativas. Jobs identificou a necessidade de produzir computadores para atender ao público domestico, associou isto ao curso de caligrafia, aos