Administração Financeira e Orçamentária
I.
II.
Introdução à Administração Financeira e Orçamentária;
Origem e Evolução do Orçamento Público.
2º Bloco
I.
II.
III.
Funções Econômicas do Estado;
Atividade Financeira do Estado;
Orçamento Público.
3º Bloco
I.
Continuação de Tipos de Orçamento.
4º Bloco
I.
Sistema de Planejamento e Orçamento Brasileiro.
5º Bloco
I.
Exercícios Relativos ao Encontro.
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização do Alfa Concursos Públicos Online.
I.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Para entender o que é Orçamento Público, é necessária uma breve e singela explanação sobre dois conceitos fundamentais: Sociedade em um sentido sociológico; e Estado. Ainda temos que entender, mesmo que de forma bem simplória, que essas entidades são produtos de um processo natural (concepção naturalista – Hobbes, Lock e
Rousseu) ou histórico (concepção Marxista – Materialismo Histórico), resultado das interações que a necessidade humana de viver em comunidade provoca.
Segundo o dicionário Aurélio sociedade é:
1. Agrupamento de seres que vivem em estado gregário.
2. Grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns; comunidade.
3. Grupo de pessoas que, submetidas a um regulamento, exercem atividades comuns ou defendem interesses comuns; grêmio, associação, agremiação.
4. Meio humano em que o indivíduo está integrado.
Segundo o Sociólogo Pérsio Santos de Oliveira, sociedade é a “Coletividade organizada e estável de pessoas que ocupam um mesmo território, falam a mesma língua, compartilham a mesma cultura, são geridas por instituições políticas e sociais aceitas de forma consensual e desenvolvem atividades produtivas e culturais voltadas para a manutenção da estrutura que sustenta o todo social. A