Preços
[pic]
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS: da análise dos custos à formação de valor.
Salvador
2011
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PREÇOS: da análise dos custos à formação de valor.
Resumo
Este artigo aborda a temática “Gestão Estratégica de Preços” matéria bastante relevante ao contexto empresarial e econômico nos dias atuais. O estudo do preço e das variáveis que o compõe perpassa por diversas áreas do conhecimento como o Marketing, A Economia, a Administração Financeira, a Contabilidade Gerencial, a Matemática e a Estatística. Trata-se de um estudo de relevância acadêmica, mas, sobretudo, da sua aplicação no contexto das empresas. Observa-se no mercado certo amadorismo na gestão mercadológica e financeira ao que é relacionado a preços. Esse trabalho pretende indicar os melhores métodos disponíveis nas multi-áreas do conhecimento e embasar o leitor sobre os processos gerenciais estratégicos para o estabelecimento dos preços (ou da política de preços) no mercado, desde a complexa engenharia de custos ao processo de geração de valor obtido por meio da moderna gestão de preços.
PALARAS-CHAVE: Preços, gestão, marketing, custos, finanças, valor.
___________________________________________________________________
Introdução
Pode-se definir preço, segundo Bueno (1992, p.533). “Preço, s.m. Custo da unidade de coisa vendível; valor pecuniário de um objeto; prêmio; castigo; vaia.”. Dessa forma, entende-se que, tanto para o contexto da linguística, tal definição retrata o preço como algo complexo, que extrapola a percepção do tema no senso comum. Vai além da atribuição ou valoração monetária e se estende ao contexto da gestão mercadológica e empresarial, onde nessa seara assume um contexto e complexidade ímpar.
A gestão de preços é uma área do conhecimento que tangencia e se apropria de conceitos e fundamentos das ciências como a Administração