Preço
A precificação dos produtos ou serviços é uma das etapas mais importantes e difíceis no contexto estratégico de uma organização. Sendo a tarefa que mais gera dúvidas e discussões entre os mercadólogos.
Uma boa condução do processo de formação de preços poderá levar uma empresa a atingir um potencial de lucratividade planejado ou a má determinação poderá inviabilizar os resultados.
A maioria dos consumidores possuem desejos e necessidades ilimitados, porém recursos limitados. (Las Casas)
Para tanto o preço influencia o comportamento de compra quando o consumidor está avaliando alternativas e chegando a uma decisão que justifique seu nível de satisfação e necessidade.
Conceito:
Preço
Ao ofertar um produto ou serviço a suposição básica de uma empresa é de que os mesmos serão utilizados para suprir uma necessidade específica de seu cliente. Estando esta necessidade suprida o cliente se dispõe a pagar o chamado preço.
Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que devem ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. (Gilbert A. Churchill)
Ajuda a dar valor as coisas e representa o esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão de obra e manufatura dos produtos comercializados. (Las Casas)
Difere dos três outros elementos do mix de marketing no sentido em que gera receita; os demais geram custo. (Kotler)
Objetivo de Preço
Quando falamos em objetivo de preços, devemos pensar e alinhar esses objetivos com o marketing e com as metas gerais da empresa, respeitando os princípios de coerência e hierarquia de prioridade, considerando a situação ambiental e interna da empresa e também o mercado alvo visado. Assim, podemos adquirir um ambiente agradável no planejamento da organização.
* Principais objetivos de preços perseguidos pelas empresas:
- Retorno no Investimento: receber aquilo que um dia foi investido no negócio, sendo o objetivo principal do investidor;
- Objetivo de