PREÇO
Entretanto, esta política de preços despreza as diferenças do custo de distribuição para diferentes clientes. Tais custos devem ser tomados como a média.
Nivelamento de fretes. O interesse prático na competição atua na fixação da estratégia de preços. Se duas firmas têm a mesma eficiência de produção e vendas, resultando no mesmo custo do produto no local de suas fábricas, a firma mais distante do mercado pode querer absorver parte das taxas de frete, de maneira a atingir o preço do competidor. Esta prática é referida como nivelamento de fretes e resulta em diferen- tes taxas de retomo para as empresas que a utilizam.
Preço por ponto-base. Da mesma forma que no nivelamento de fretes, os motivos para uso do método do ponto-base são competitivos. Esse método estabelece algum ponto, diferente daquele onde o produto será entregue, como o ponto a partir do qual o preço será computado. O preço é calculado como se o produto fosse entregue a partir daquele ponto. Esta nova localização para cálculo do preço é conhecida como ponto- base. Se o local escolhido é a localização de grande concorrente, os preços podem ser similares aos do competidor em todos os clientes. Empresas podem ter um ou mais pontos-base. As indústrias de aço e cimento foram pioneiras no uso do método do ponto-base.
Isto é compreensível, pois esta política de formação de preço faz sentido quando (1) o produto envolvido tem custo de transporte elevado com relação a seu valor total, (2) os compradores têm pouca preferência por um fornecedor particular e (3) há relativamente poucos fornecedores, sendo que qualquer diminuição nos preços