Preço
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II
ACADÊMICA: ANA CAROLINA DE OLIVEIRA ANGIOLETTI
PREÇO
Segundo Kotler e Keller (2006, p. 428)
o preço é o único elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custos. Ele também é um dos elementos mais flexíveis: pode ser alterado com rapidez, ao contrário das características do produto, dos compromissos com canais de distribuição e até das promoções. O preço também informa ao mercado o posicionamento de valor pretendido pela empresa para seu produto ou marca. Um produto bem desenhado e comercializado pode determinar um preço superior e obter alto lucro.
De acordo com Las Casas (2009) com uma boa determinação de preço, a empresa poderá ter sucesso e lucratividade. Já com uma má determinação de preço, a empresa pode ir à falência. O estabelecimento de preços não é uma tarefa fácil. Barretto Filho (2013, p. 1) afirma que
as empresas podem ter seus preços orientados para o custo (análises dos custos fixos, os custos variáveis e a margem de contribuição/lucratividade); orientados para a demanda (estudando o quanto o consumidor está disposto a pagar pelo determinado bem e/ou serviço); orientado para a concorrência (definido pela média do preço dos produtos concorrentes).
Há duas estratégias para colocar preços em produtos novos:
skimming – lançar produtos com preços altos, procurando atingir sempre o consumidor disposto a pagar mais. Neste caso, o consumidor não tem comparativo de preços e fica mais sensibilizado aos apelos promocionais; penetração- lançar o novo produto com preços baixos, para estimular os compradores potenciais e aumentar uma demanda efetiva para o bem e/o serviço (BARRETO FILHO, 2013, p. 1).
Dias (2006) aponta que existem 5 fatores que influenciam no estabelecimento do preço, sendo: estrutura de custos, aspectos organizacionais, analisando o consumidor/cliente, analisando o composto competitivo e fatores ambientais. A