Preço de venda e markup
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Culturas permanentes; Máquinas e Implementos agrícolas
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Depreciação Quando corresponder à perda dos direitos que tem por objeto bens físicos sujeitos a desgaste ou perda de utilidade por uso da ação da natureza ou obsolescência. Depreciação: aplicada somente em bens tangíveis. (máquinas, equipamentos, móveis utensílios, edifícios, etc...) o No caso de culturas permanentes, somente em caso de empreendimentos próprios da empresa e dos quais serão extraídos apenas os frutos. O custo de aquisição ou formação da cultura é depreciado em tantos anos, quando for os de produção de frutos.
Ex: Café, laranja, uva, etc...
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Amortização Gastos que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social, registrado no ativo diferido. Amortização: aplicada somente aos bens intangíveis. (marcas e patentes, software, benfeitorias em propriedade de terceiros etc...) o No caso de aquisição de direitos sobre empreendimentos de propriedade de terceiros, apropria-se o custo desses direitos ao longo do período contratado.
Exemplo: gastos pré-operacionais, com pesquisas científicas e tecnológicas relativas a culturas ou criação de animais, etc;
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Exaustão quando corresponder à perda do valor, decorrente de sua exploração, de direitos cujo objeto sejam recursos minerais ou florestais ou bens aplicados nessa exploração. Aplica-se somente aos recursos naturais exauríveis Ex:. reservas florestais, etc.
Exaustão: aplicada somente aos recursos naturais exauríveis, Não se extrai o fruto, mas a própria árvore. (pode se manter também as raízes. Ex:. Cana de açúcar, etc...)
DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO
Exemplo Exercício Cálculo Exaustão:
A Cia de Mineração Pajé S.A. adquiriu em 19X1 uma mina de carvão pelo valor de $ 70.000. nessa ocasião, estimou-se uma reserva de