Criação de empresas
Para abrir um negócio, primeiramente deve-se saber qual seu ramo de atividade, ou seja, qual o seu negócio de fato, entender a estratégia da empresa é pensar sobre a missão que se deseja para o negócio.
Para se definir a missão é necessário indicar o produto oferecido, as necessidades e os tipos dos clientes atendidos e a área geográfica de atuação do negócio. É importante salientar que um negócio nasce da necessidade e nunca de um produto.
Pensar nos clientes é pensar em: Quem será atendido, isso inclui os ex-clientes, os atuais e os potenciais. A localização geográfica de atuação pode indicar suas características demográficas e culturais. Pensar sobre o que o cliente valoriza, se a qualidade do produto em si, sua real necessidade de aquisição ou o valor agregado que o produto representa.
Para definir a estratégia empresarial, há quatro perguntas que deve-se fazer: 1 – Qual a área geográfica de atuação? 2 – Qual o produto? 3 – Quais os tipos de clientes que serão atendidos? 4 – Quais as necessidades que serão satisfeitas?
Essas perguntas, que definem a missão e o negócio da empresa, são chamadas de quadrado estratégico. A declaração da missão empresarial capta não só, a essência do posicionamento da empresa no mercado, pela definição do seu negócio, como também sintetiza a sua estratégia. Uma estratégia bem definida permite limitar o campo de operações da empresa, conhecendo melhor os seus clientes e consumidores, atendendo com maior rapidez o surgimento de novas necessidades e observando com maior proximidade a concorrência, o que leva a empresa a aumentar a sua