matemática e excel
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Administração / Gestão de Custos
27.04.2013
RESUMO O artigo apresenta a estrutura, composição e os resultados do processo de gestão de custos, como ferramenta auxiliar da gerencia para tomada de decisões no presente e da mesma maneira mensurar investimentos futuros.
Palavra-chave:gestão de custos, contabilidade, administração.
1- INTRODUÇÃO
Em se tratando de Gestão de Custos, o presente estudo pretende analisar os conceitos básicos, para produzir informações a serem utilizadas no processo gerencial, que obtenha melhores resultados para as organizações, como todas as empresas precisam saber até quando estão no prejuízo e a partir de quando começam a apresentar lucros, dessa forma vamos apresentar como que é formada a gestão de custos. Conceito Geral de Gestão de Custos: Podemos apresenta um conceito amplo, definindo gestão de custos como um ramo da contabilidade que produz informações direcionadas, exclusivamente para os usuários internos, sem o rigor imposto pela legislação que tem a contabilidade financeira.
Segundo (PADOVESE 2004, p.35)
“Contabilidade Gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização e para assegurar e contabilizar o uso apropriado de seus recursos.”
Com base nesse conceito, podemos dizer que a gestão de custos não esta rigorosamente subordinada às normas impostas pela legislação fiscal. Essa é uma das características que diferencia a contabilidade gerencial ou gestão de custos da contabilidade fiscal, enquanto a gerencial tem como objetivo a tomada de decisões na empresa a fiscal tem a finalidade de cumprir normas legais que visam o atendimento da legislação fiscal. Silvio Aparecido Crepaldi conceitua gestão de custos como,