eltrica
Em sistemas elétricos, a potência instantânea desenvolvida por um dispositivo de dois terminais é o produto da diferença de potencial entre os terminais e a corrente que passa através do dispositivo.
Isto é,
P=I \cdot U onde I é o valor instantâneo da corrente e U é o valor instantâneo da tensão. Se I está em ampères e U em volts, P estará em watts. É bastante comum encontrar em dispositivos a potência em unidades directas, VA.
Potência elétrica pode ser definida também como o trabalho realizado pela corrente elétrica em um determinado intervalo de tempo.
Num sistema de corrente contínua em que I e U se mantenham invariantes durante um dado período, a potência transmitida é também constante e igual ao produto I \cdot U.
Nos sistemas em que I ou U são variáveis temporais, é possível determinar a potência média desenvolvida durante um intervalo de tempo a partir da integração temporal da potência instantânea:
P_{\mathrm{med}}=\frac{1}{T}\cdot\int_{0}^{T} I(t) \cdot U(t)\cdot\, \mathrm{d}t onde I(t) é o valor da corrente no instante t e U(t) o valor da tensão no mesmo instante.
Potência Ativa[editar]
No caso da corrente alternada (CA) sinusoidal, a média de potência elétrica desenvolvida por um dispositivo de dois terminais pode ser determinada pela resolução da integral anterior, de onde resulta o produto dos valores quadrados médios (ou RMS, em inglês) ou eficazes da diferença de potencial entre os terminais e da corrente que passa através do dispositivo com o cosseno do seu ângulo de desfasamento.
Isto é,
P=U_\mathrm{e} \cdot I_\mathrm{e} \cdot \cos\phi onde I_e é o valor eficaz da intensidade de corrente alternada senoidal, U_e é o valor eficaz da tensão senoidal e \phi é o ângulo de fase ou defasagem entre a tensão e a corrente. O termo \cos \phi é denominado Fator de potência.
Se I_e está em ampères e U_e em volts, P estará em watts. Este valor também se chama potência ativa.
A energia transferida num determinado intervalo