eltrica
Um Circuito RC é uma combinação de componentes de circuitos analógicos, neste caso, um Resistor e um Capacitor. Um Circuito em Série é assim denominado referindo-se a associação em sequência de Resistor, Capacitor e Bateria.
Figura 1 - Circuito RC em Série
De acordo com a Figura 1, temos S como uma chave que liga o circuito em a, e desliga o circuito em b.
Ao ser ligado o Circuito em a, pelo princípio da conservação da energia, haverá uma carga imposta ao Capacitor, carregando-o, e uma energia dissipada no Resistor.
Circuito RLC em série
Um circuito RLC (também conhecido como circuito ressonante ou circuito aceitador) é um circuito elétrico consistindo de um resistor (R), um indutor (L), e um capacitor (C), conectados em série ou em paralelo. O circuito RLC é chamado de circuito de segunda ordem visto que qualquer tensão ou corrente nele pode ser descrita por uma equação diferencial de segunda ordem.
Para analisar o circuito abaixo deveremos lembrar que a tensão total aplicada é a soma vetorial das tensões VC, VR e VL. No diagrama fasorial a tensão na resistência está em fase com a corrente, a tensão na indutância está adiantada de 90º enquanto a tensão no capacitor está atrasada de 90º. Consideremos que a fase da corrente é nula (arbitrariamente), consequentemente todos os outros fasores estarão atrelados a isso. Por exemplo a fase de VR será zero também.
( a ) ( b )
Fig01: ( a ) Circuito RLC série e ( b ) diagrama fasorial
No diagrama da Fig01 estamos considerando, arbitrariamente, que o circuito é indutivo, e portanto VL > VC, e desta forma a corrente estará atrasada em relação à tensão. Para obter a expressão da tensão total e da impedância devemos fazer a soma vetorial das três tensões, como indicado na Fig02.
Fig02: Diagrama fasorial com a soma fasorial das tensões
Ainda na Fig02, observe que VL e VC tem mesma direção mas sentidos oposto,