Markup
Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem ou serviço com propósito de gerar um lucro.
A contabilidade define o Markup, de maneira semelhante. Mas para entender corretamente é preciso considerar alguns fatores que o influenciam. Como custos fixos e variáveis, despesas fixas e variáveis. O markup terá percentuais diferentes, de acordo com os custos e despesas. São três tipos de Markup:
Total: Todos os custos de fabricação de um produto mais as despesas de vendas e administrativas são incluídas no custo total. A composição do custo total é obtida somando os custos e despesas fixas mais os custo e despesas variáveis. O markup iguala-se ao lucro desejado.
markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado}{custo\ total} \!
Produto: Somente custos de fabricação de um produto são incluídas no custo. As despesas de vendas e administrativas mais os lucros.
markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+despesas\ administrativas\ e\ de\ vendas}{custo\ fabricacao} \!
Variável: Somente custos fixos e despesas fixas mais o lucros são incluídas no markup. Os custo variáveis e despesas variáveis, estão incluídas no montante do custo.
markup\ %\ = \frac{lucro\ desejado+custos\ despesas\ fixas}{custo\ e\ despesas\ variaveis} \!
Exemplo[editar | editar código-fonte]
Assim, tomamos um exemplo de um Produto ou Serviço que foi Vendido por R$500,00. Com impostos sobre a Venda representando 18%, Comissão 10%, Encargos Financeiros 4,5% e o Lucro 12%.
A Soma destes percentuais representa o valor do Markup de Venda. Aqui Markup de Venda é 44,5% do Preço de Venda.
Como