Markup
Conceito de formação de preço de venda a partir de várias linhas como custo e validade, custeio por absorção, mercado, custos de transformação e etc. Conceitos e elementos básicos.
O preço de venda é o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial, este valor deverá ser suficiente para cobrir todos os gastos que foram necessários para colocar o produto, mercadoria ou serviço à disposição do mercado até a transferência da propriedade e da posse destes, incluindo o lucro desejado. Estes gastos normalmente incluem a aquisição de matérias primas, mercadorias, serviços, como a mão-de-obra direta e indireta, além dos gastos com estocagem, financeiros, tributos, e outros.
Para aglutinar estes gastos utiliza-se os seguintes elementos: preço de venda, custo, despesas variáveis, despesas fixas e margem de lucro.
As despesas variáveis são entendidas como os gastos decorrentes das vendas. Por exemplo: tributos diretos e indiretos, comissões, fretes, propagandas etc.
Despesas fixas são conceituadas como os gastos que obrigatoriamente existirão, mesmo que não haja vendas. Por exemplo: alugueis das edificações, parte fixa dos salários dos vendedores, remuneração dos sócios gerentes, salários administrativos etc.
Margem de lucro é o valor que a empresa entende ser suficiente para atender as seguintes finalidades: remuneração do capital investido, reinvestimento na própria empresa, outros investimentos de curto e longo prazo, distribuição aos sócios e empregados, a remuneração pelo risco do empreendimento, e também para compor o patrimônio da empresa.
Os métodos de custeio objetivam identificar os gastos inerentes ao processo produtivo, acumulando-os de forma organizada aos produtos.
Custo e sua validade
O pressuposto básico de tal técnica é que o mercado esta disposto a absorver os preços de venda determinados pela empresa, que são calculados em cima de seus custos reais ou orçados, é necessário um