Formacao Preco Venda
Profª. Eliza Mª N. Albuquerque
FIXAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
I. INTRODUÇÃO
Quando se planeja a fabricação de produtos para venda, espera-se que as receitas auferidas sejam suficientes para cobrir os custos, as despesas totais e proporcionar a formação de lucro, sem que precise contar com as demais receitas.
Para fixar esse preço de venda, deve-se prever:
a) A receita de cada unidade.
b) A recuperação dos custos e despesas necessárias à fabricação e venda da referida unidade. c) Parcela para cobrir parte dos custos e despesas fixas.
d) Parcela para formação do lucro.
Portanto, para fixar o preço de venda, é necessário conhecer o Custo de Fabricação do
Produto e consequentemente o montante dos custos fixos, das despesas variáveis, das despesas fixas e da margem de lucro pretendida pela empresa.
Forma Simplificada para apurar o Preço de Venda:
Preço de Venda = Custo + Despesas + Lucro
1.
2.
3.
4.
É necessário se conhecer:
O Custo de fabricação do produto (variável ou total)
As despesas que serão geradas pela venda do produto
O montante das despesas necessárias para administrar e financiar
A margem de lucro desejada
Os preços de venda de um produto nunca devem ser inferiores aos custos incorridos na sua fabricação. Se isso ocorrer com um ou com vários produtos, deve-se decidir pela descontinuidade de seus processos de fabricação.
Não basta a empresa desejar e lançar um produto no mercado com um preço formado para atender somente aos interesses internos. É preciso considerar as influências externas, como a concorrência, a inflação, o momento econômico pelo qual passa o país.
II. COMPOSIÇÃO DO PREÇO DE VENDA
1. Custos: são os gastos incorridos na fabricação dos produtos, podem ser diretos e indiretos. 2. Despesas: podem ser fixas ou variáveis
Variáveis: decorrem da venda dos produtos, como: comissões dos vendedores, fretes e seguros para entrega dos produtos, material, tributos incidentes sobre vendas (ICMS,
IPI,PIS, Cofins, etc).
1