Previsão de Negocio
Definir a atividade de fazer previsão
Trabalhar com os três níveis de previsão
Definir demanda
Explorar os princípios universais da gestão da previsão
Entender o design da previsão e temas de parametrização
Detalhar o processo de previsão
Detalhar os benefícios da previsão precisa
Descrever as técnicas gerais de previsão e fontes de informação
Rever as técnicas de previsão qualitativa, quantitativa e causal
Discutir por que as previsões falham.
Métodos de Previsão.
Os métodos de previsão são ferramentas fundamentais para projetar comportamentos futuros. São várias as áreas do conhecimento que se servem destes métodos para melhor planearem a prestação dos serviços que põem à disposição dos potenciais utentes. Isto só é possível com a constituição de bases de dados de informação, que mapeiem os comportamentos passados e os quantifiquem. Os métodos de previsão socorrem-se dos comportamentos passados e projetam esses mesmos comportamentos no futuro. Desta forma podem fazer previsões futuras de comportamento para apoiarem, nas diversas atividades, os decisores nas suas tomadas de decisão. Neste artigo apenas serão abordados alguns métodos quantitativos que assentam na manipulação matemática dos dados históricos.Para se obter uma previsão, existem vários métodos disponíveis, que em princípio podem ser usados em quaisquer circunstâncias, dependendo de certos fatores.
Disponibilidade de dados, tempo e recurso, há certos métodos mais sofisticados normalmente envolvendo modelos matemáticos que exigem, além de dados numéricos com certos abundancia, também a existência de profissionais com conhecimento necessário para trabalhar com os modelos.
Os métodos de previsão do comportamento do passado é a base para se inferir sobre o comportamento do futuro.
Os métodos não conduzem os resultados perfeitos e a chance de erro é tanto quanto mais aprofundamos no futuro, quanto maior seja nosso horizonte de previsão, isso acontece porque fatores aleatórios