Era da Informação
As formas de comunicação e aquisição de informações usando meios tecnológicos estão inseridas em nosso cotidiano e geralmente não nos damos contas das grandes transformações que as envolve.
A internet reúne todos os meios (jornais, rádios e televisões) em um único aparelho, o computador. Além de oferecer outras formas de comunicação, viabilizando ações no espaço geográfico sem a necessidade de deslocar pessoas, papéis ou qualquer outro elemento material.
Na Era da Informação, os meios de comunicação de massa exercem um papel social muito importante. Houve um aumento considerável do volume de notícias, e com ele a difusão rápida e o amplo poder de manipulação da mídia. Sendo assim, pode-se considerar que a informação deixa de ser neutra e passa a ser selecionada, transmitida e aplicada segundo determinado interesse.
Com isso, os grandes conglomerados de comunicação acabam controlando a mídia internacional e exercendo forte influência política e cultural em todos os países do mundo, detendo atividades como jornalismo, publicidade e entretenimento, voltado parada consumidores e anunciantes.
As principais agências de notícias, com capacidade de cobertura mundial, com alta estrutura organizacional e tecnológica como Reuters, CNN, Fox News estão sediadas nos países desenvolvidos. Neles se situam os grandes centros econômicos mundiais, onde se localizam as sedes de empresas multinacionais, os principais centros financeiros, importantes instituições de pesquisas e universidades.
A humanidade levou muito tempo para se desenvolver e construir nele uma ampla rede digital. Essa rede, formada pelas tecnologias de informação disponíveis no mundo atual, constitui o ciberespaço, que é o conjunto de relações que a sociedade humana estabelece no espaço geográfico virtual.
O estudo do meio geográfico pode ser dividido em quatro momentos. O primeiro é o Natural, onde os humanos extraíam seus meios de subsistência da natureza através da caça, pesca e coleta.