Previsão de estoque
A Previsão de Estoques é o ponto de partida, a base da administração de materiais.
Qualquer tipo de consumo deve ser previsto e se possível calculado, e para tanto poderemos usar diversos modelos disponíveis no mercado como:
Método do Último Período (MUP)
É o mais simples, sem fundamento matemático, utiliza como previsão para o próximo período o valor real do período anterior.
Ex: A GEXSLZ, teve neste ano o volume de compras de tonner para laser: Janeiro, 5. 000;Fevereiro 4.400; Março 5.300; Abril 5.600; Maio 5.700, Junho 5.800; e Julho 6.000.
De acordo com o método MUP calcular a previsão de demanda para agosto. Para agosto(MUP)= o último período foi julho, 6.000 unidades portanto, a previsão para agosto será de 6.000 unidades.
Este método é muito precário pois não utiliza nenhum tipo de informação externa, de sazonalidade. Infelizmente muitas empresas adotam-no pela simplicidade ou mesmo pela falta de conhecimentos por parte dos responsáveis pelos estoques.
Método da Média Móvel (média aritmética) (MMM)
A previsão do próximo período é obtida por meio de cálculo da média aritmética do consumo dos períodos anteriores. Como resultado desse modelo, teremos valores menores que os ocorridos, caso o consumo tenha tendência crescente, e maiores se o consumo tiver tendência decrescente, nos últimos períodos. Este método também não é muito confiável, pois desconsidera tendências de demanda real.
Exemplo: Usando os mesmos valores do exemplo anterior temos:
P (MMM)= (C1+C2+C3+...............+ Cn) : n
P = Previsão para o próximo período
C1,C2,C3,Cn = Consumo nos períodos anteriores n = número de períodos
P(MMM)= 5.000+4.400+5.300+5.600+5.700+5.800+6.000
Pagosto(MMM) = 5.400 (previsão para agosto será 5.400)
Ora, como podemos observar a tendência da demanda é crescente, porém o resultado foi menor, o que demonstra a imprecisão do método.
Para amenizar a fragilidade de tal sistema poderíamos usar os dados mais