Previsão de demanda x controle de estoque
Gabriel Bastos, Norberto Sequeli e Rafael Martins
Logística
São Paulo 2011 1
Gabriel Bastos, Norberto Sequeli e Rafael Martins
Previsão de Demanda e Controle de Estoque x Impacto nas Vendas
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Cidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Especialista Solange Folha Verde.
São Paulo 2011
2
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo abordar ferramentas da logística, e técnicas de previsão de demanda e controle de estoque, gerindo assim a cadeia de abastecimento, com vista à utilização de uma metodologia capaz de auxiliar a tomada de decisões no meio empresarial. Para tanto, é apresentado o modelo de previsão por curva de Pareto (ABC), baseada na análise de planilhas e elaboração de gráficos, com objetivo de projetar no futuro previsões de vendas, padrões e tendências observadas em demandas passadas. No procedimento proposto, a partir de uma sequência estruturada de passos, foi realizada pesquisa de campo em uma indústria do ramo Têxtil, fazendo a integração das técnicas e procedimentos apresentados.
Palavras chave: Logística, Abastecimento, Cadeia de Suprimentos, Estoque, Previsão de Demanda, Curva de Pareto (ABC).
3
1. Introdução
Satisfação e fidelidade do cliente são hoje algo que todas as empresas procuram oferecer, um atendimento rápido onde visamos à entrega em prazos superiores aos concorrentes, que pode superar as expectativas do comprador, que além de se manter fiel irá indicar os serviços e produtos recebidos a amigos, clientes, fornecedores, enfim, todos que estiverem ao seu redor.
Novas oportunidades surgem a partir da flexibilidade, qualidade e custos envolvidos. Os custos relacionados aos materiais, movimentação, e estoques são cada vez maiores de acordo com a quantidade de produtos em processo, gerando a necessidades de otimiza-los com o objetivo de minimizar os impactos ao cliente.
Manter estoques é um mal necessário para as