PREVISAO VENDAS
1- A previsão de vendas é de suma importância para a Gestão de Recursos Materiais, pois através da mesma podemos analisar o grau de satisfação dos clientes, as variações do mercado e possíveis concorrentes.
Na empresa varejista Alphabeto foi descrito alguns qualitativos , e mais profundamente os quantitativos assim como foi relacionado os critérios que permitiram a definição do modelo mais preciso de previsão, método utilizado que chegou mais a realidade foi o método de Box-Jenkins o modelo SARIMA (0,1,1)*(0,10)12, alem de proporcionar resultados estatisticamente aceitáveis e satisfatórios ofereceu desempenho acima dos modelos concorrentes.
As mudanças realizadas pelas empresas em busca de equilíbrio financeiro frente às turbulências do mercado, na maioria das vezes são feitas com a ajuda de ferramentas como o MRP. Cresce cada mais a consciência da importância do planejamento das atividades de manufatura das organizações. Esse entendimento por parte dos gestores torna-se necessário para que a empresa seja competitiva, justificando assim investimento em ferramentas e outras ações que possam dar suporte às decisões tomadas.
Dentro da perspectiva da demanda por produtos ou serviços, é certo que nenhuma empresa acertará suas previsões, portanto, a acuidade com os dados de vendas e outros dados históricos é de grande importância. Nesse contexto as ferramentas de controle e gestão como o MRP II são considerados como parte integrante das gestões empresariais.
As previsões são feitas dentro de situações contingenciais, pois, dependem de cada tipo de negócio, produto ou serviço. Algumas empresas utilizam dados históricos para buscar informações de variações sazonais, por exemplo, de seus produtos no intuito de conhecer as características de sua demanda. Outras empresas trabalham com cálculos mais complexos, como índices sazonais, linhas de tendências, modelos matemáticos e outros.
2- Conclusão: