Previsão de vendas
Previsão de vendas: É a projeção numérica das expectativas da organização retratada num determinado momento pelas opiniões e análises de seus profissionais e do que poderá ocorrer no futuro dentro do mercado-alvo de atuação.
As Previsões são dividas em dois métodos:
Métodos não-científicos:
Os profissionais valem-se de métodos que não possuem uma análise científica mais apurada, como:
- Listagem de fatores: É habitualmente utilizado como trabalho preliminar à fixação dos números finais da previsão, em etapas como análise ambiental, servindo como um primeiro “rascunho” da projeção final.Devem ser avaliados sob a ótica específica de cada situação, afinal a segurança é muito pequena.
- Construção de fatores: Os profissionais que utilizam esta metodologia devem possuir uma visão clara de quais são os seus objetivos e, principalmente, saber quais dados são importantes e válidos na estruturação dos números finais.
- Extrapolação: Consiste em transformar históricos de vendas dos produtos em gráficos, tanto em forma de retas como parábolas, de acordo com a melhor explicação do fenômeno e estender a reta ou curva para os anos vindouros. Tomando como base que as variáveis são estáticas, que as condições ocorridas no período considerado como base continuarão exatamente iguais no período subseqüente.
Métodos científicos:
Método no qual se utilizam dados do passado para que, combinados com técnicas diversas e o uso da matemática, sejam encontrados números mais confiáveis, contudo, não pode ser usada para todos os setores; Existem situações em que uma forma matemática é mais útil do que em outra. Assim abaixo as principais classificações e os tipos de métodos que as compõem.
- Método das médias móveis: A organização utiliza-se dos dados do passado recente para realizar projeções para o futuro, baseando-se na divisão simples destes dados.
- Método da média ponderada: Possibilita às organizações agregarem representatividade a cada item