GT12 5989 Int

4154 palavras 17 páginas
CONHECIMENTO E ESCOLA: RELAÇÃO MEDIADA NO ÂMBITO DO
CURRÍCULO
Juares da Silva Thiesen – UFSC

Resumo
O texto, apresentado a seguir expressa alguns dos pontos tomados como nucleares nas discussões que temos feito em atividades de docência e de pesquisa na Universidade em torno da categoria currículo. A reflexão em pauta aprofunda aspectos acerca da relação entre conhecimento, em sentido amplo, e conhecimento escolar e o lugar que o currículo ocupa como mediador dessa complexa relação no trabalho da escola. Tomando a chamada transposição didática como referência para o debate, defendemos que o conhecimento historicamente produzido no âmbito da prática social, quando selecionado para tratamento pedagógico por via do currículo, passa fundamentalmente por um processo de reconstrução constituindo-se como um saber novo e não apenas como transposição ou didatização de um saber já existente. O artigo aponta, ainda, para a superação de uma dicotomia que tradicionalmente tem colocado o conhecimento escolar como algo apartado dos demais saberes, aspecto este que marca a função reprodutora da escola.
Palavras chave: conhecimento, escola, currículo, transposição didática.

Introdução

As discussões teóricas e a conseqüente produção científica acerca da transformação ou transposição dos saberes considerados formais ou científicos em saberes escolares vêm crescendo relativamente nos últimos anos. Não obstante, essa é uma problemática ainda em aberto no campo do currículo em geral e da didática em particular.
Parece evidente que dentre as muitas e mais variadas funções que a escola vem assumindo ao longo da história, uma das mais centrais, se não a mais central, é a de ser ela um lugar de produção de saberes.
Independentemente do fato de os sistemas proporem e as escolas assumirem outros papéis/funções considerados por educadores como não essenciais, a função de ser ela o espaço legítimo da produção de saberes pode ser considerada como uma invariante.

Outro aspecto que parece

Relacionados