previdência e imposto de renda
DE
MATEMÁTICA
PREVIDÊNCIA – IMPOSTO DE RENDA
PREVIDÊNCIA – IMPOSTO DE RENDA
1. Tipos de previdência:
Previdência Privada: A previdência privada é uma aposentadoria que não está ligada ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela é complementar à previdência pública. Todo setor de previdência privada é fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), um órgão do governo federal ligado ao Ministério da Fazenda. Também chamada de Previdência Complementar, ela estabelece a formação de um estoque que pode ser usado tanto para inteirar a renda recebida pelo INSS, quanto para realizar um projeto de vida, como criar uma empresa própria.
Previdência social: A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses com um percentual relativo ao salário, sendo referente ao benefício pago pelo INSS aos trabalhadores. Ela funciona como um seguro controlado pelo governo, garantindo que o trabalhador continue a receber uma renda quando se aposentar, mas que também não fique desamparado em caso degravidez, acidente ou doença.
2. Como funciona cada previdência.
Previdência Social Previdência social nada mais é do que um seguro social administrado pelo Estado para auxiliar trabalhadores que, por um acaso ou pela aposentadoria, precisem parar de trabalhar. Ela é alimentada por contribuições mensais que variam de acordo com o salário do contribuinte. Ao fim da jornada de trabalho, o contribuinte recebe frações mensais que equivalem ao quanto ele contribuiu ao longo de sua vida. A previdência social é definida como uma forma de amparar quem for incapaz de trabalhar e que tenha contribuído para o fundo de subsistência.