Previdencia aberta e fechada
PREVIDÊNCIA, UM FUTURO MAIS TRANQUILO
PROFESSORA: SÔNIA MARIA DE REZENDE
DISCIPLINA: ATUÁRIA E SOCIEDADE
CIÊNCIAS ATUARIAIS - 1º PERÍODO MANHÃ
NOME: BIANCA PENCAK FELCMAN
RIO DE JANEIRO
2012
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- PREVIDÊNCIA SOCIAL
2.1. INSS
3- PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
3.1. Previdência complementar aberta X fechada 3.1.1. Previdência complementar aberta 3.1.2. Previdência complementar fechada
3.2. Regime de tributação 3.2.1. Regime de tributação regressivo 3.2.2. Regime de tributação progressivo
3.3. Modalidades de investimento 3.3.1. Conservador 3.3.2. Moderado 3.3.3. Agressivo
4- NOVA REFORMA DE APOSENTADORIA PARA SERVIDORES PÚBLICOS
5- CONCLUSÃO
6- BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO:
Neste trabalho falarei sobre a previdência. Pelo dicionário da língua portuguesa, “previdência” quer dizer precaução, preservação, prevenção, prudência, entre outros. É, também, a faculdade de prever, conjetura, previsão. Utilizando todos os seus significados, podemos definir, então, a previdência social como um conjunto de medidas e de instituições para a proteção ao trabalhador ou ao funcionário (e seus dependentes ou beneficiários), no caso de doença, velhice, desemprego etc. E, temos, também, para o caso da previdência social não ser suficiente para manter o padrão de vida do beneficiário, no momento de sua aposentadoria, a previdência complementar.
2. PREVIDÊNCIA SOCIAL:
Em casos de gravidez, doença, acidente, prisão, velhice e morte, a responsável por garantir a renda do afetado e de sua família é a previdência social. Esta oferece benefícios que garantem a tranqüilidade no presente e no futuro, assegurando um rendimento fixo. Para isso, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.
2.1. INSS: O INSS,