Fresagem, produção mecanica
Produção Mecânica
Josefa Samara da Silva
Sumário
1. Objetivo ................................................................................................................. 3
2. Fundamentos Teóricos ........................................................................................ 4
3. Descrição da Prática .......................................................................................... 12
4. Conclusão............................................................................................................ 15
Objetivo
Este trabalho tem o objetivo explicar da melhor forma possível tudo que foi dado nas aulas de fresagem, ou seja, os princípios básicos da fresagem, os tipos de movimentos e operações que podem ser realizadas e suas ferramentas.
Fundamentos teóricos
Fresagem
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. A fresagem consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados.
Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
É o movimento da mesa da máquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operação de usinagem.
No movimento concordante, a folga é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e podem até quebrar o dente da fresa.
O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de giro do dente da fresa. É o chamado movimento discordante. Ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa. É o caso do movimento