Previdência complementar
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR E A POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Um estudo sobre o conhecimento dos funcionários do Banco do Brasil quanto ao Plano PREVI FUTURO
ii
Dedico esse trabalho Às entidades de defesa do funcionalismo do Banco do Brasil como os sindicatos e associações de funcionários, os quais, na luta diária dos direitos e conquistas coletivas dos bancários, são importantes baluartes para preservação de patrimônios como a PREVI.
iii
RESUMO
A Previdência Complementar é um regime de previdência privada de caráter complementar e facultativo, organizado de forma independente em relação ao Regime Geral da Previdência Social. É baseado na constituição de uma poupança que garante o benefício contratado, sendo operado pelas entidades de previdência complementar, podendo ser de forma aberta ou fechada. A previdência complementar fechada é oferecida pelas empresas ou associações de classe aos seus trabalhadores ou associados. Por sua vez, a previdência complementar aberta é comercializada pelas instituições financeiras a qualquer pessoa física. O Banco do Brasil patrocina dois planos de previdência complementar fechada para os seus funcionários: Plano 1 e Plano PREVI FUTURO. O Plano PREVI FUTURO, objeto deste estudo, conta hoje com mais de 73 mil associados e este trabalho propõe avaliar o nível de conhecimento que os funcionários tem deste plano de previdência complementar, verificar os índices de adesão ao plano, identificar virtudes e deficiências e, ainda, identificar como a previdência complementar no Banco do Brasil pode ser utilizada como política de gestão de pessoas, no sentido de retenção de talentos.
Palavras-chave: previdência complementar, gestão de pessoas, aposentadoria, fundo de pensão, PREVI FUTURO, poupança, investimento, recursos humanos.
iv
ABSTRACT
Private welfare is a system of a complementary and optional resource, organized apart from the Government’s Public Welfare. It’s based on a