Previdencia complementar
Coordenador: FABIO DIAS.
Trabalho: Riscos Pessoais 2 – Previdência e Capitalização PDR/ 2012
01 - ) Qual é a atual composição do sistema de Previdência Brasileira? Discorra sobre a finalidade de cada um.
Em resumo, é um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar. Num primeiro momento, era vista como uma forma uma poupança extra, além da previdência oficial, mas como o benefício do governo tende a ficar cada vez menor, muitos adquirem um plano como forma de garantir uma renda razoável ao fim de sua carreira profissional.
Há dois tipos de plano de previdência no Brasil. A aberta e a fechada. A aberta, pode ser contratada por qualquer pessoa, enquanto a fechada é destinada a grupos, como funcionários de uma empresa, por exemplo.
Fechada - É destinada aos profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe. Em linhas gerais, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salário e a empresa banca o restante, valor que normalmente é dividido em partes iguais. Outras empresas, essas mais raras, bancam toda a contribuição.
Aberta - É oferecida por seguradoras ou por bancos. Um dos principais benefícios dos planos abertos é a sua liquidez, já que os depósitos podem ser sacados a cada dois meses. O número total de participantes de planos abertos é estimado em 5 milhões de pessoas.
02 - ) Cite e explique quatro Planos padrões de previdência privada aberta.
VGBL: Vida Gerador de Beneficio Livre : É livremente escolhido pelo titular do plano, podendo dispor de sua herança não precisando portanto seguir a ordem legal de sucessão e suas proporções, impostas pela lei. Nesse sentido, também pode assumir na prática, o papel de testamento. É mais indicado para quem não faz declaração completa do tributo.
PGBL: Plano Gerador de Beneficio Livre: Durante o período de diferimento, terão como critério de remuneração da