PREVIDEN
Dentro da Ciência Contábil temos diversas ramificações possíveis da Contabilidade Financeira, sendo as mais evidenciadas a Contabilidade de Custos e a Contabilidade Gerencial, esta última serve com um elo forte de ligação à Controladoria, que se baseia na relação da Escola de Pensamento Contábil Americana, a qual por sua vez reconhece a Contabilidade Gerencial como sendo a Controladoria. Para concluir as discussões apresentadas, podemos dizer a partir do entendimento e das palavras de Padoveze (2003, p. 6) que a "Controladoria seria a Ciência Contábil dentro do enfoque controlístico da escola italiana. Pela escola americana,a Contabilidade Gerencial é o que se denomina controladoria". Para constatar e fundamentar esta questão, segue as idéias de Padoveze (2010, p. 8-9) acerca do assunto:
Os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos introduziram o conceito de Contabilidade financeira, ofuscando provisoriamente as reais funções da Contabilidade como sistema de informação para as empresas na administração econômica. Nota-se que os autores italianos não falam em princípios contábeis, mas em administração econômica da azienda.
Assim, a escola americana, depois de sair da Contabilidade Gerencial, que era a vigorante até 1925, retomou o tema sob o nome de Contabilidade Gerencial, através da função de controladoria.
Koliver (2005) explica que diversos autores realizaram pesquisas acerca de a hipótese da controladoria ser um campo de conhecimento o autônomo, no entanto essa teoria cai por terra, todos os autores por ele investigados foram unânimes em destacar que "o sistema de informações das controladorias como referente ao campo interno da entidade, [ ... se identifica a Contabilidade Gerencial KOLlVER, 2005,p. 21, grifo do autor).
Portanto, Padoveze (2003) explica que tais discussões são mais uma questão de semântica, pois não existe diferença entre Contabilidade e Contabilidade Gerencial, já que na sua essência a Contabilidade nada mais é do que