Previa do artigo: Meio ambiente, tutelas de urgencia e processo coletivo
O meio ambiente é um tema de grande importancia para a sociedade atual, gerando dicussoes politicas para uma sustentabilidade melhor tendo em vista que os reservatórios naturais são limitados e essenciais para a sobrevivência. As leis são criadas para regular a forma e a frequencia de utilizaçao desses recursos, mostrando assim que além dos direitos existem os deveres.
A concientização da população é uma das partes mais importantes para a eficácia da ideia de proteção ambiental, a importancia desse tema é percebida pela constitucionalização dele.
"A constitucionalização do direito ambiental demonstra a importância que se reconhece ao tema. Todavia, essa importância apenas ganha forma se for refletida na conduta social. As possibilidades processuais que se prestam ao exercício da jurisdição alicerçam-se, em regra, numa concepção civilista, própria para a tutela dos direitos individuais e privados. De fato, a concepção processual clássica é fundada na tutela do interesse individual, seguindo a orientação do direito material civil." (MARIN, J.; LUNELLI, C., 2011, p.76)
É perceptivel os vários problemas sociais e economicos que o Brasil enfrenta e segundo Jeferson e Carlos, a questão ambiental não pode ser esquecida. "O desafio da proteção ambiental, do cuidado com o ambiente que constitui pressuposto de existência digna da condição humana motiva a adoção de medidas de efetiva proteção em todo o mundo. É certo que o Brasil conta com outros graves problemas sociais, que também conspiram contra a dignidade da existência do ser humano. Todavia, a questão ambiental não pode ser esquecida, mesmo ante todas as demais mazelas que assolam o país. Sensível à necessidade de preservação ambiental, o ordenamento pátrio registra expressiva legislação ambiental, dispondo e regulando o trato dessa questão." (MARIN, J.; LUNELLI, C., 2011, p.87)