PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
PRODUÇÃO
MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE
FALHAS
Melhoramento da produção
Todas as operações, não importa quão bem gerenciadas, são capazes de melhoramentos. De fato, em anos recentes a ênfase mudou marcadamente no sentido de que fazer melhoramentos é uma das principais responsabilidades do gerente de produção. Todas as operações produtivas, portanto, precisam de alguma forma de medida de desempenho, como um pré-requisito para o melhoramento.
Medida e melhoramento do desempenho
Medida de desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco objetivos de desempenho em qualquer momento, de modo a satisfazer seus consumidores. Os cinco objetivos são: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo.
Depois de uma operação ter medido seu desempenho, usando um conjunto de medidas parciais, ela precisa fazer um julgamento sobre se seu desempenho é bom, mau ou indiferente. Há diversas formas de fazer isso, cada uma das quais envolve comparação do nível de desempenho atualmente atingido com algum tipo de padrão.
Utilizar padrões históricos seria comparar o desempenho atual com desempenhos anteriores. Os padrões de desempenho alvos são aqueles estabelecidos arbitrariamente para refletir algum nível de desempenho que é visto como adequado ou razoável. os padrões de desempenho da concorrência comparam o desempenho atingido pela produção com aquele que está sendo atingido por um ou mais concorrentes da organização.um padrão de desempenho absoluto é o que é tomado em seus limites teóricos, por exemplo, os padrões de “defeitos zero” ou “estoque zero”.
Uma abordagem que algumas empresas usam para comparar suas operações com aquelas de outras companhias é chamado de Benchmarking, que tem como objetivo preocupar-se com ver quanto bem vai à operação.
Pode ser visto como uma abordagem para o estabelecimento realístico de padrões de desempenho, e se preocupa com pesquisas