globalização
José Bento Monteiro Lobato, nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, sua mãe, Olímpia Augusta Monteiro Lobato, foi que o alfabetizou e, posteriormente, foi uma professora particular, deu-lhe aulas antes que ele entrasse para a escola, aos seus 7 anos de idade. O início de sua relação com os livros, que foi se transformando no curso de sua vida, sendo essas suas primeiras leituras da infância, seu talento pelas letras foi logo mostrado através de pequenos contos que escreveu para o jornalzinho da escola.
Lobato sempre demonstrou muito prazer pela leitura, o que contribuiu para os seus textos e recortes que despertavam, suas abordagens literárias, de seu interesse. Tão Logo obteve aprovação para o curso preparatório em São Paulo, mudou-se, tornando-se estudantes interno do instituto de ciências e letras.
Tornou-se um Editor, e criou a Editora “Monteiro lobato” e em seguida a Companhia Editora nacional, a maioria de suas Obras é sobre a literatura infantil. Lobato muda-se para o Rio de Janeiro e começa a Publicar Livros para crianças, Como escritor literário Lobato destacou-se no gênero “Conto” em seu livro “Urupês” que foi sua estreia na Literatura, ele ciou a figura mais conhecida como “Jeca Tatu” símbolo do caipira Brasileiro, As Histórias dos “Sitio do Pica-Pau Amarelo” e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, Pedrinho, Narizinho, Rabicó e entre outros, misturando a realidade e a Fantasia usando uma linguagem coloquial.
Obras de Monteiro Lobato
Ideias de Jeca Tatu, conto, 1918
Urupês, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920