prevenção do câncer de pele
RESUMO: O Sol é muito importante e essencial para vida humana, porém pode causar alguns efeitos de características individuais sobre a pele exposta, alguns desses efeitos podem ser um beneficio e outras também um prejuízo ao organismo.O excesso de dose de radiação solar pode causar sérios danos na pele.Os jovens hoje em dia abusam demais da exposição solar.A sua grande maioria não compreende as consequência e a importância ao se expor ao sol, uma vez que a radiação ultravioleta é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pele. OBJETIVO: Orientar a população sobre os cuidados relativos a exposição solar e seus danos,sendo o principal câncer de pele.
MÉTODOS: Colher informações em artigos, com os portadores da doença e médicos especialistas, a fim de ter dados suficientes para divulgar de uma maneira coerente o conteúdo pesquisado.
Introdução
O câncer de pele é uma Neoplasia maligna, ou seja, multiplicação celular normal. Atualmente, é o tipo de câncer mais comum em todo o mundo, acometendo tanto em homens quanto em mulheres. Quanto mais cedo identificado a doença, mas fácil e rápido será o tratamento.A principal responsável pelo desenvolvimento da doença é a radiação ultravioleta emitida pelo sol,mas outros fatores também podem contribuir para o surgimento do câncer de pele, como por exemplo, o fumo, a ingestão de bebidas alcoólicas, deficiências nutricionais, sífilis, má higiene, traumatismos, idade avançada, distribuição geográficas. Pessoas com predisposição devido o histórico familiar da doença, que possuem pele e olhos claros, albinas, as que estão constantemente expostas ao sol e agentes químicos e as que possuem pintas e sardas fazem parte da população que tem o maior risco de desenvolver a enfermidade.
Programas de prevenção foram criados visando reduzir as taxas de mortalidade e morbidade. Eles podem ser classificados em três níveis: O primário, que previne que a doença ocorra por meio