rio+10
Muito influenciada também pela igreja católica, fazendo que a maioria das obras artísticas tenha temática religiosa. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.
Arquitetura – Existem dois grandes estilos arquitetônicos na época medieval. O primeiro foi o estilo romântico (séculos X-XII), que se caracterizava pelos grandes templos, verdadeiras fortalezas de pedra onde não tinha muitas janelas, e era utilizado o arco romano.
As paredes eram grossas, passando uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa, as igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras.
A partir do século XII, o segundo estilo passou a vigorar, diferenciando-se do anterior pelo uso de arcos em forma de ogivas, pela leveza e pelo uso de vitrais, o estilo gótico ao contrário do estilo românico, apresentava paredes rasgadas por inúmeras e enormes janelas (vitrais), o que dava iluminação e claridade para o interior dos edifícios.
Tanto em seu exterior como interior, todas as linhas da construção apontam para o alto, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu (mais próxima de Deus), essa atração para cima é acentuada pelo uso de arcos pontudos (arcos ogivais), substituindo os arcos do estilo românico.
Exemplos:
Igreja de Pisa (Itália), à esquerda em estilo românico, e catedral de Segóvia (Espanha) à direita em estilo gótico.
Pintura e escultura – A pintura e a escultura eram complemento da arquitetura, também se diferenciando em estilo românico e gótico, no estilo românico à pintura e a escultura eram fontes de histórias bíblicas ou fontes de comunicação religiosa, pois poucos sabiam ler, eram verdadeiros “livros” que podiam ser lidos por analfabetos. Esta pintura desenvolveu-se acima de tudo em decorações de