Processo científico atuação do enfermeiro na prevenção do cancer de pele
O câncer de Pele tornou-se uma realidade muito constante em nosso país, e sua incidência vem aumentando consideravelmente nos últimos 30 anos, e sendo um assunto complexo me despertou a curiosidade de saber o que é o Câncer de Pele e de como um enfermeiro pode vir a ajudar na prevenção do mesmo. Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença, através de ações que a afastem de fatores que propiciem o desarranjo celular que acontece nos estágios iniciais quando apenas algumas células estão sofrendo agressões que posem transformá-las em malignas. O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). O Câncer de Pele é o mais freqüente de todos tipos de cânceres, e deveriam ser 100% prevenidos e curáveis desde de que todos os profissionais da área de saúde tivessem conhecimento básico nos sinais e sintomas dos tumores cutâneos um dos principais fundamentos da prevenção é permitir a detecção da neoplasia em fase precoce aumentando assim as chances de cura e sobrevivência do paciente.
2. PROBLEMA
• Quais as medidas que um enfermeiro deve utilizar para prevenção do Câncer de Pele? • Os enfermeiros sabem identificar os possíveis sinais do cancer de pele?
3. PROBLEMÁTICA
• Um dos maiores problemas do cancer de pele é a falta de conhecimento das pessoas em relação ao mesmo. Infelizmente não há uma preocupação, por parte das pessoas, em relação a esse tipo de cancer, talvez por não saberem das graves conseqüências que acarreta, ou por achar que isso jamais acontecerá com elas. Devido a pouca divulgação do tema, a falta de conhecimento chega até aos próprios profissionais da área de saúde dificultando o