Sistema de INformação
I. GESTÃO DE PESSOAS
1.1 Modelo de gestão de pessoas
De acordo com Dutra (2006) o modelo de gestão “é a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho”. Com isso da um parâmetro para ter uma gestão mais homogênea. Se da definindo estratégias, princípios, políticas e processos de gestão.
Caracteriza-se como um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo. (DUTRA, 2006).
Há certas dificuldades para o modelo de gestão de pessoas, faltam critérios claros, gestor inflexível, a falta de integração entre políticas e práticas, sem contar a entrega. De acordo com Fleury (2000) a entrega seria o “saber agir responsável e reconhecido que agrega valor á organização”, o vestir a camisa da empresa, a forma que o funcionário atua e forma de entregar o seu trabalho.
Levando ainda em consideração o modelo de Dutra (2006) no conceito dele há idéias-força para a efetividade nas práticas de gestão de pessoas: desenvolvimento e satisfação mútua (empresa e funcionário) e consistência no tempo (em relação a eles). Para alcançar esses objetivos é necessário transparência, simplicidade e flexibilidade.
Dentro do modelo há algumas premissas como foco no desenvolvimento ao invés de no controle (importância de desenvolver as pessoas e não controlá-las), foco no processo ao invés de nos instrumentos (processo pelo qual esses procedimentos e instrumentos foram elaborados), foco no interesse das pessoas ao invés de na empresa (precisa de um equilíbrio, pois as pessoas são o ponto chave da empresa para atingir os resultados) e foco integrado, estratégico ao invés do modelo constituído das partes organizacionais (todas as partes da empresa precisam se integrar para formar o todo).
Agora realmente entrando no modelo de gestão de Dutra temos uma balança na qual há contínuo equilíbrio a ser