Prevenção de falhas do varejo
“Gerenciamento de Riscos Operacionais na prevenção de Perdas do Varejo”
O artigo objetiva ilustrar a aplicação do Gerenciamento de Riscos Operacionais, gerenciamento esse que tem foco em prevenção de perdas de mercadorias, que para comprovar ser um processo eficaz na redução de perdas foi implantado em uma empresa do setor de varejo, e sua continuidade de aplicação ainda garante aumento da lucratividade dessas empresas. O processo de prevenção geralmente ocorre da seguinte maneira, quando ocorrem as falhas os gerentes precisam decidir o que fazer a respeito, e isso é denominado prevenção de falhas, deve-se fazer um balanço entre o custo da falha e a inconveniência causada ao cliente, se for decidido que o melhor a se fazer é recuperar a falha, o planejamento de tal processo ocorre em quatro passos: descobrir, atuar, aprender e planejar. E Após o planejamento é a hora da aplicação de tudo o que foi planejado
Para o estudo o setor de varejo foi escolhido por ser um setor que nos últimos anos vem passando por um forte processo de concorrência devido à semelhança dos produtos que lojas de diferentes categorias vêm oferecendo. E na busca por maior eficiência e vantagem sobre os concorrentes muitas empresas descobriram que uma maneira disso acontecer é fazer com que haja menores perdas de mercadorias durante todo o processo operacional. Sendo assim, quando implementado, o gerenciamento de riscos reduz os impactos causados na empresa pela perda de mercadorias, e a empresa escolhida implementou o gerenciamento de riscos com o objetivo final de lucratividade e com isso maior competitividade.
Quando se fala em ricos pode-se classificá-los em puros (estáticos) e especulativos (dinâmicos).
Os puros por serem estáticos, estão relacionados com as possibilidades de perda, e os especulativos, por serem dinâmicos apresentam também a possibilidade de ganho.
Os riscos puros que mais estão relacionados com a possibilidade de perda podem ser