Educação
Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros. Como se refere o autor da frase abaixo: “O processo de escolarização é diferente para cada uma das classes sociais, embora a ideologia tente mostrar que é o mesmo”. (MEKSENAS, 1994). Embora que governo é o grande responsável por essa diferença sempre nas eleições prometem, mas empenho na educação, mas nunca isso acontece às escolas muitas vezes não tem assistência e falta de professores, local muito velho e sem tanta disponibilidade para o aluno aprender, deixando assim o aluno passar automaticamente.
Muito diferente das escolas privadas que possuem um ensino totalmente especializado com professores formados e disposto a ensinar, com uma estrutura de primeiro mundo, mas é uma pena que essas condições de ensino só estão disponíveis a alunos com auto poder aquisitivo.
Uma boa forma para que o governo promova a educação em nosso país deixando os alunos muito, mas ligados com o mundo são: acabar por definitivo a aprovação automática, melhorias nas escolas deixando elas adaptadas aos alunos com biblioteca, laboratório, sala de teatro entre outras coisas, e principalmente na formação dos professores deixando somente atuar aqueles que estejam preparados para isso, se o governo apoiar essas medidas o ensino publico estará entre os