Atps desenvolvimento economico
O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica- um estado, uma região, o mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais as atividades são regionalmente mais concentradas.
O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz - um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.
Cálculo e análise do Índice de Gini
O índice de Gini é calculado a partir da área formada pela curva de Lorenz e a linha de perfeita igualdade. Dividindo essa área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem-se: α
G= ------ α + β
Define-se, assim, um coeficiente que varia de 0 a 1, em que: 0 ≤ G ≤ 1. O coeficiente igual a 0 (zero) corresponde à completa igualdade de renda ( em que todos têm a mesma renda ). Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, e um resultado igual a 1(um) corresponde a completa desigualdades\\9 em que uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).
A Curva de Lorenz
A curva de Lorenz é uma representação gráfica constituída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos: a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita. b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%. c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.
Figura
A curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100 ,100). Se a renda for distribuída