Planejamento de transportes
2.2.1. O que é planejamento de transporte urbano? Planejamento de transportes é uma área de estudo que visa adequar as necessidades de transporte de uma região ao seu desenvolvimento de acordo com suas características estruturais. Isto significa implantar novos sistemas ou melhorar os existentes. Numa definição um pouco mais detalhada, “o planejamento do transporte fundamenta-se na análise do desenvolvimento temporal da demanda existente, nas metas e objetivos e na provisão de um sistema que atenda a essa demanda. Compreende, também, o monitoramento e acompanhamento das operações, visando a implementação de possíveis correções decorrentes de alterações no perfil da demanda estimada. Pode-se dizer que o planejamento de transportes envolve, primeiramente, o dimensionamento e a combinação apropriada das capacidades futuras de prestação de serviços pelas diferentes modalidades. Implica, em seguida, escalonamento das prioridades de investimentos que deverão atender ao crescimento de uma demanda total e de demandas específicas por modalidades para o período do plano. O planejamento deverá levar em consideração, ainda, a localização espacial da demanda futura, segundo as diferentes necessidades das regiões que compõem o espaço econômico nacional” (Andrade, 1994).
Em termos de planejamento de transportes o consenso é que existem ofertas e demandas nem sempre coexistindo em uma simetria de funcionamento. Ao considerar as duas demandas a serem satisfeitas, o transporte de cargas e o transporte de passageiros, é indissociável a satisfação também das necessidades oriundas dos atores que ofertam para essas duas demandas. Porém, o transporte de cargas obedece a uma ordem de reflexão que segue a lógica do produtor, ou fornecedor de um produto, que passa por problemas com diferentes características de solução.
Os problemas de quem faz a oferta do serviço de transportes, as empresas de um modo geral, possuem variáveis e eventos cuja