Planejamento de Transportes
Curso de Logística
Turma: “NOITE”
Professor:
Equipe:
Operadores Logísticos
Jaboatão dos Guararapes – PE
2012
Planejamento de Transportes
Considerações Gerais
O conflito gerado pelo uso dos transportes tem levado as Empresas e Dirigentes do mundo inteiro a uma postura de planejamento que venha resolver os problemas de espaço, tempo e a consequente necessidade de movimentação de pessoas e mercadorias.
Essas atividades devem ser estudadas e diagnosticadas para desenvolvimento de estratégias que desenvolvam o transporte dentro do cenário mundial.
Sendo uma atividade essencialmente intermediária os transportes ficam intimamente associados ás atividades de operadores logísticos
Aplicações do Planejamento de Transportes
O Processo de Planejamento de Transportes foi desenvolvido nos Estados Unidos e depois divulgado, aplicado e aperfeiçoado no restante do mundo.
Podem ser bastante variados, os resultados de um planejamento de transportes, por exemplo: o planejamento de uma estrada rural, melhorias de linhas de transporte, melhor fluidez de trafego em uma cidade, implantação de trens urbanos, pistas de aeroportos, construção de terminais rodoviários e ferroviários de passageiros, entre outros. São três as estruturas básicas dos processos que têm finalidades diferentes.
Levantamentos de dados de informações
Previsão de demanda
Avaliação, onde são analisados os serviços de transporte.
Estes três segmentos são partes essenciais do processo de planejamento dos transportes.
A premissa básica de estudos do processo de planejamento dos transportes é o equilíbrio que se busca entre demanda e oferta dos serviços, além de avaliação e da implantação de projetos.
Para que aja um planejamento eficiente de transportes é necessária uma interação entre comunidade e poder público para que se identifique:
As necessidades de transportes
Definição de objetivos
Delimitação