Planejamento de transportes
CONCEITOS E MODELOS DE ANÁLISE
Profa Vânia Barcellos Gouvêa campos
1
Prof. Vânia B. G. Campos
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Planejamento de transportes é uma área de estudo que visa adequar as necessidades de transporte de uma região ao seu desenvolvimento de acordo com suas características estruturais. Isto significa implantar novos sistemas ou melhorar os existentes.
Para se definir o que deve ser implantado ou melhorado (oferta de transporte), dentro do horizonte de projeto, faz-se necessário quantificar a demanda por transporte e saber como a mesma vai se distribuir dentro da área de estudo
(linhas de desejo). A avaliação dessa demanda é feita utilizando-se os modelos de planejamento. Através deste modelos procura-se modelar o comportamento da demanda e a partir daí definir as alternativas que melhor se adaptem a realidade da região.
Deve-se ter em mente que o processo de planejamento deve na verdade deve estar incluído num plano de desenvolvimento voltado para a região de estudo, pois conforme se pode observar, a demanda por transporte depende do desenvolvimento atual da região e da proposta de desenvolvimento futuro.
1. ASPECTOS GERAIS DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
Um plano pode ser de longo, médio ou curto prazo, sua duração depende dos recursos disponíveis e dos objetivos que se deseja alcançar e muitas vezes da urgência do problema que se deseja resolver.
De uma forma geral um plano de transporte compreende as seguintes etapas:
1- Definição dos objetivos e prazos
2- Diagnóstico dos sistemas de transportes
3- Coleta de Dados
4- Escolha dos modelos a serem utilizados para avaliação da demanda futura.
5- Alternativas de Oferta de Transporte
6- Avaliação das alternativas (custos e impactos)
7- Escolha da alternativa
2
Prof. Vânia B. G. Campos
8- Desenvolvimento do plano de transporte acompanhado de um programa de financiamento. 9- Implementação das alternativas de acordo com um