Planejamento dos Transportes
Objetivos:
1 - relacionar os transportes turísticos no processo de planejamento;
2 - identificar as redes de transportes e suas características;
3 - reconhecer o papel da logística para as empresas de transporte
Introdução:
Nas duas aulas anteriores, tratamos de conceitos como a sustentabilidade e a hospitalidade em interface com os transportes e o turismo. Percebemos o quanto são importantes no contexto do planejamento de transportes para o turismo. As práticas sustentáveis devem fazer parte de toda e qualquer atividade, porém percebemos que são muito benéficas para um desenvolvimento justo dos transportes. A hospitalidade pode ser um dos grandes diferenciais de serviços de transportes turísticos e deve estar presente em seu planejamento.
Nesta aula, iremos tratar do planejamento turístico em interface com os transportes. Você já viu alguém viajar sem utilizar algum dos modos de transporte? Por isso, analisaremos a relevância do setor de transportes dentro de um conjunto maior que é o planejamento turístico, utilizando a teoria dos sistemas. Além disso, explicaremos os conceitos de redes de transporte e logística e como devem ser tratados no planejamento.
Planejamento turístico em interface com os transportes
A operação de atividades turísticas interage com diversos fatores e processos que a tornam um tanto quanto complexa. Por sua característica interdisciplinar, o turismo é até mesmo difícil de ser conceituado, já que interage com assuntos de diversos campos distintos, tais como geografia, história, administração, economia, dentre outros.
Neste sentido e por ser uma atividade tão abrangente, o turismo deve ser planejado. O planejamento é conceituado por inúmeros autores, podendo ser sintetizado como a organização e coordenação de uma série de fatores concomitantes, a fim de alcançar um objetivo no futuro (BARRETO, 2003). Aproveitando esta definição, pode-se