pressão sistolica
Pressão arterial máxima exercida sobre as paredes elásticas das artérias durante a contração dos ventrículos (sístole), que ejeta o sangue nas artérias pulmonares (contração do ventrículo direito) e sistêmicas (contração do ventrículo esquerdo).
A pressão sistólica é de cerca de 120 mm Hg nos adultos humanos saudáveis
Pressão arterial sistólica – geralmente este valor é denominado de pressão arterial máxima, e é correspondente ao valor medido no momento em que o ventrículo esquerdo bombeia uma quantidade de sangue para a aorta. Normalmente este valor pode variar entre os 120 a 140 mmHg, sendo estes os valores mais comuns para que tenha a sua pressão dentro dos valores normais.
Pressão sistólica é melhor indicador de risco de mortalidade
O aumento da pressão sanguínea sistólica é o indicador mais claro para o aumento do risco de morte comparado a outras medidas da pressão sanguínea, de acordo com os pesquisadores da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. A avaliação de medidas da pressão sanguínea e o risco de mortalidade descobriu que medidas de pressão no pulso e diastólica eram os indicadores mais fracos de risco de mortalidade e seus efeitos eram mais dependentes da idade e de outros fatores.
A pressão sistólica, que é o valor mais alto e o primeiro a ser medido, mede a força do sangue nas artérias, à medida que o coração contrai para impulsionar o sangue através do corpo. Médicos consideram uma pressão sanguínea sistólica maior do que 120 mm Hg (milímetros de mercúrio) como não saudável e pode levar a doença de coração, angina e doenças vasculares nas pernas. A pressão diastólica, número inferior, mede a pressão enquanto o coração relaxa para se abastecer de sangue. Uma pressão diastólica maior do que 80 mm Hg também não é considerada saudável. A pressão no pulso é a diferença entre a pressão diastólica e sistólica.
"Há uma controvérsia na comunidade médica sobre a medida que deve ser o foco no