Fluent
1 de 6
http://rodbv.wordpress.com/2009/01/18/primeiros-passos-com-fluent-nhi...
.NET Pragmático desvendando a tecnologia, um acrônimo por vez
Início
Sobre
Primeiros passos com Fluent NHibernate
Acredito que não sou o único que ficou “mal-acostumado”; com a facilidade trazida pela tecnologia Linq to
SQL (L2S) que a Microsoft lançou no ano passado.
Infelizmente, há poucos meses a Microsoft anunciou baixinho que não iria mais desenvolver o mesmo L2S, e recomendou que todos adotassem em seu lugar Entity Framework, que, se por um lado é uma plataforma mais robusta, por outro lado é mais complexa, e, assim como L2S, atraiu muitas críticas de puristas que consideram essa plataforma difícil de estender e testar via unit tests.
Isso fez com que muitas empresas, incluindo a que eu trabalho, começasse a ver quais alternativas existem para O/RM, e de fato existe um produto no mercado que é livre e que já provou seu valor: NHibernate. Algo me diz que 2009 vai ser o ano que NHibernate vai entrar de fato na caixa de ferramentas da maioria dos desenvolvedores intermediários e avançados, ainda mais com o recente desenvolvimento da biblioteca
Linq2NHibernate (L2NH) e Fluent NHibernate, esse último uma forma de configurar NHibernate usando código ao invés de arquivos XML.
Como nunca usei NHibernate nem L2NH, mas pretendo em muito breve, vou cobrir nesse artigo e nos próximos os primeiros passos com essa plataforma. Meu plano é usar esse código como base para um aplicativo ASP.NET MVC que também quero blogar aqui em forma de tutorial.
Pra dar uma visão melhor de onde quero chegar, o aplicativo que pretendo desenvolver é uma “Estante de livros virtual”, que me permita cadastrar livros (titulo, autor, imagem de capa etc) manualmente ou através de procura na Amazon, bem como marcar quais livros eu pretendo comprar, estou atualmente lendo e emprestei para alguém. Numa segunda fase esse aplicativo